domingo, 15 de março de 2009

Competência a caminho

Após mais uma rodada do Gauchão, Juventude vence mais uma partida, com dois gols de Mendes, em Novo Hamburgo.

Reforçando o que escrevi anteriormente, Gilmar Iser está fazendo muito mais do que as expectativas indicavam. Mesmo com o time limitado, organizou o Juventude de forma que suas peças são uma combinação de jovialidade e experiência. Combinação essa, na medida certa.

Não é de se surpreender que em três partidas tenham feito o mesmo número de gols que toda rodada passada e ter conquistado sete, dos nove pontos que disputou. O Juve se direciona para mais um grande desafio no meio da semana, pela Copa do Brasil. Tenho certeza que a evolução do trabalho pode se refletir e levar o time a próxima fase.

Com muito realismo e otimismo, vemos um futuro mais promissor ao time alviverde.

domingo, 8 de março de 2009

Nem bom, nem ruim!

As duas melhores equipes do Gauchão se enfrentaram ontem, em Bento Gonçalves, pela abertura do segundo turno. Nada pretensioso esse comentário né?!
Mais para a parceria desse blog o resultado deixou os dois tristes, mais felizes. Não vai ter briga por quem foi o melhor, os dois foram bem dentro de suas condições.
Mas eu não vim escrever sobre a paixão pelos times. Vim escrever sobre o grande contentamento com o técnico Gilmar Iser. Não, ele não venceu, mas nesse ponto do Campeonato Gaucho e também da Copa do Brasil, o resultado de seu trabalho em sido muito mais expressivo que os resultados em si.
Gilmar chegou aqui como uma aposta. Com até certo receio, mais veio como um técnico que sabe trabalhar com o que tem, e tem mostrado isso. Na minha opinião, foi o que mais mostrou trabalho em menos tempo, inclusive se contarmos o Caxias.
Colocou as peças no lugar certo e mostrou uma evolução luz em relação ao que se tinham antes. Fez muito mais. Passou confiança a equipe. Teve uma derrota e um empate, mas mostrou que se pode evoluir sim. E tem que ter tempo para continuar seu trabalho. Um empate foi bom sim. Se fosse antes, teria perdido e se descontrolado.
Gilmar Iser tem muito mais para mostrar nesse ano. Só basta ter pessoas que entendam de futebol dentro do Juventude.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Segundo turno pela frente

Como diria o lendário Vanucci: Agora é hora de reverenciar Índio, Magrão, Taison, éééé......... INTER... Eles estão na final, com todos os méritos, com todas as justiças...

Porém, para o resto dos times a última chance de ser campeão se inicia na próxima rodada, a primeira do segundo turno.
Quanto ao Esportivo, que é o que realmente interessa, os caras contrataram Paulo Porto, campeão com o clube em 2004 na Copa RS, e mais três jogadores. Nenhum lateral esquerdo.
Conversei com Porto e ele falou que tentou vários alas esquerdos, mas sempre acontecia alguma coisa que inviabilizava o negócio. Pelo menos ele tentou. Mas agora terá de improvisar. Não é a melhor maneira de se começar um trabalho. Já ouço os rumores das desculpas no final: Pelo menos nós tentamos. Quem não tenta?

Quanto ao Caxias, ainda citando Vanucci(um clássico), eu acho que é hora de mudar, é hora de reformular, ou... mudar de vez...
E o Ju? Ao menos classificaram entre os quatro no primeiro turno (mal e porcamente, mas classificaram), e ainda estão na Copa do Brasil. Mas se quiserem subir pra Série A, ou mesmo se manter na B, vão ter que melhorar muito.
Terá quem me alerte: Mas o Caxias ainda não está eliminado, tomou 2x0 mas dá para resolver. Eu afirmo: O CAXIAS ESTÁ FORA. E terá que abrir o olho para não cair para a Série D.

Portanto, aos que citei acima é bom ficar atento, caso contrário serão comidos por leões. Afinal, Africa do Sul é logo ali.